Psicologia para todos

Orientação Vocacional

01/02/2010 21:34

 

 

    

 

    

    

    O Papel do Orientador Profissional  (psicologo), na Escolha Profissional do Adolescente é ajuda-lo refletir a respeito da fase de desenvolvimento, em que o adolescente se encontra quando realiza a escolha profissional.

    A grande variedade de carreiras e profissões conhecidas nos dias atuais torna a escolha da carreira a seguir no mínimo desgastante. São muitas as opções de carreira nas áreas de exatas, biológicas e humanas, além das carreiras ditas não tradicionais e é preciso muito cuidado e informação para se fazer a escolha certa e é este o objetivo da área de orientação vocacional, pois mais do que a escolha de uma profissão a carreira pode significar a escolha de uma vida.

    Dar condições para que a própria pessoa decida sua profissão. Por isso não se aplicam os tradicionais e ultrapassados testes vocacionais. O trabalho é constituído por um programa que abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas. Mas, repetimos, ao final do processo é o principal interessado que constrói o caminho a percorrer.

    O jovem é visto como um papel em branco, pronto para receber qualquer história, o que nos remete aos pais, familiares que se acham no direito de dizer como essa historia deve ser escrita, o risco do jovem ser direcionado em decidir a partir de expectativas de outras pessoas e não de seus próprios anseios.

    O trabalho pode ser desenvolvido em grupo ou individualmente. Com até 12 participantes e durante 10 sessões, distribuídas em duas sessões semanais, são abordados temas que se referem a: "significado da escolha profissional"; "trabalho; "autoconhecimento" e "informação profissional".

Valendo-se de variado repertório de técnicas e materiais de trabalho, as sessões são desenvolvidoas num clima de confiança, descontração e auxílio e mútuo.  A vantagem principal do trabalho em grupo é troca de pontos de vista, conhecimentos e experiências que enriquecem sobremaneira a reflexão sobre a escolha profissional.

 
Keili
Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.