Psicologia para todos

A temida menopausa femenina

27/02/2011 22:22

A temida menopausa feminina

Quando a mulher começa a se aproximar dos 50 anos, a sua preocupação além das rugas que começam a aparecer é o medo do começo da tão temida menopausa. Que tormento é esse que faz gritar o corpo inteiro?  Chegando aos cinqüenta anos e tudo que se sente causa estranheza. Seria o climatério? Ondas de calor, como se tivesse um fogo ardendo de dentro para fora.

Mas apesar dos mitos e do medo que cada mulher tem ao chegar perto dos 50 anos a menopausa nada mais é do que o nome que se dá à última menstruação espontânea da mulher. O período da vida que antecede e precede a menopausa é chamado climatério (vai dos 45 aos 60 anos).

Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, que são hormônios que fazem a mulher poder gerar seus filhos, de forma gradativa até perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher então deixa de ter a capacidade reprodutiva. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo feminino nessa fase que podem predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças.

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes. Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isso seja uma anormalidade. É dita menopausa precoce quando ocorre espontaneamente ou por cirurgia antes dos 40 anos.

Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa, nem tampouco existe relação entre a idade familiar da menopausa, a maioria das mulheres poderá sentir alguns sintomas e apresentar alguns sinais como:

  • ondas de calor;
  • suores noturnos;
  • insônia;
  • menor desejo sexual;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • ressecamento vaginal;
  • dor durante o ato sexual;
  • diminuição da atenção e memória.

De acordo com recentes estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua freqüência diminui para 30% das mulheres após três anos de menopausa. Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade.

Com a perda dos hormônios, todo cuidado é pouco com a saúde, problemas de osteoporose, cardiovasculares e de pressão arterial são freqüentes nessa fase. Deve-se fazer exames rotineiramente, sem, contudo, transformar a vida numa ditadura médica e farmacológica. Se quase arrancar os cabelos por conta de mudanças de humor, talvez pequenos detalhes, que valorizem, possam aumentar a auto-estima. Temos que re-viver, passar pela idade sem ressentimentos, o envelhecimento natural pode ser belo, se formos capazes de nos potencializarmos e soubermos aproveitar o talento que temos, e que muitas vezes foi esquecido por conta de tantos outros deveres

Existem algumas mudanças na alimentação e estilo de vida que podem ajudar a mulher lidar melhor com essa fase da vida:

Ø  Comer mais soja: Os cientistas começaram a se interessar mais pelo potencial da soja depois que estudos demográficos revelaram que apenas 9% das mulheres que vivem na Ásia, onde a dieta é rica em soja, sentiam ondas de calor durante a menopausa, enquanto que de 80% a 90% das mulheres ocidentais sofrem com o problema. Muitos cientistas acreditam que as isoflavonas da soja, que são semelhantes aos estrogênios em estrutura, ajudam para a manutenção de uma boa saúde ao se ligarem aos receptores de estrogênio no organismo. A soja é conhecida por ter um impacto sobre o ciclo menstrual da mulher na pré-menopausa. Mulheres em sociedades que têm um alto consumo de soja possuem menor incidência de ondas de calor durante a menopausa.

Ø  Exercitar-se: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam. Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o exercício aeróbico.

Ø  Parar de fumar: Fumar cigarros pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostraram que mulheres que sentem ondas de calor são, provavelmente, as fumantes. Outro estudo preliminar mostrou que mulheres que buscavam reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa eram mais freqüentemente fumantes.

Há, no entanto, casos mais severos cujas reações precisam da intervenção psicológica e a ajuda psicológica vem para apoiar à hormonal, com intuito de ajudar na diminuição dos sintomas, em especial na falta de auto-estima ou depressão. Muitas pacientes aparecem com síndrome do pânico, dizem 'esse corpo não é meu, eu vou morrer', têm dificuldade de aceitar o corpo, sua condição, mesmo recorrendo às plásticas e atividade física. E algumas têm a diminuição do desejo no inconsciente, porque acham que 'velho não faz sexo'. Nestes casos, trabalha-se com métodos de terapia individual ou em grupo sempre focando a busca pela auto-estima e o conhecimento do corpo, trabalhando e focando a auto-estima, o autoconhecimento, a mulher se permite conhecer o seu corpo, permite se tocar fica mais fácil de descobrir outras formas de se relacionar. A maioria das pacientes não tem o hábito da masturbação, tem repulsa, acha estranho. Ela espera que o outro lhe dê prazer, mas tentamos mostrar que o prazer é ela que busca com o outro. Quando elas entendem isso, costumam colocar tudo em prática, e depois fazer relatos de ter conseguido sentir coisas que mesmo quando jovem não conseguia ou não sabia existir.

É uma fase da vida da mulher, que não necessariamente tem que ser ruim. É uma fase que ela pode olhar mais para ela, que ela está bem economicamente, produtiva no trabalho, tem os filhos criados, a chegada dos netos, que já fez e conquistou muitas coisas e que ainda esta com muita vida pela frente. Ela pode ser muito ativa, inclusive sexualmente, temos grandes exemplos de mulheres que passaram pela menopausa e viram que a vida não acaba e que dá para namorar, a vida sexual durante o climatério e na menopausa é possível, as mudanças fazem muitas mulheres questionarem sobre suas vidas, sobre o que fizeram ou deixaram de fazer, e é aí que pode estar o pulo do gato. Parte delas percebe que estão insatisfeitas com a vida que levam e tentam mudá-la para melhor, inclusive sexualmente e passam a partir dessa fase a viver uma nova vida. . 

Enfim saber envelhecer é arte. Nela reside a sabedoria que foi capaz de passar pelo tempo e não se deixou sucumbir. Tem-se projetos, alegria, força, amor à vida, aos bons encontros, o corpo se reconfigura. A postura fica mais ereta, os olhos chegam ao alto.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.